Uma dieta sem glúten é realmente a opção mais saudável?

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Olá anjos!

Há muito barulho e “fatos” na indústria da saúde. Pode ficar super difícil saber o que é verdade e o que não é! Nas próximas semanas, quero discutir alguns dos mitos da indústria e compartilhar a verdade por trás das mensagens de marketing que você acredita!

Muitas pessoas acreditam que adotar uma dieta sem glúten é realmente benéfico para sua saúde … Mesmo que não tenham sensibilidade ou intolerância ao glúten. Então, vamos nos aprofundar se isso é verdade ou não …

O que é glúten?

Glúten refere-se a um grupo de proteínas encontradas em grãos como trigo, cevada e centeio. Cada tipo de grão contém uma quantidade diferente de glúten e outras proteínas.

Comer uma dieta sem glúten

Muitas pessoas começaram a optar por opções sem glúten quando se trata de escolher pães, massas, cereais e outros alimentos.

Por quê? Uma dieta sem glúten tornou-se popular graças às mídias sociais e ao marketing de alimentos, com muitas pessoas e marcas promovendo vários benefícios à saúde ao evitar o glúten.

É realmente benéfico?

A eliminação completa do glúten é benéfica para pessoas com doença celíaca e intolerância ao glúten (onde o consumo de glúten pode causar inchaço a curto prazo e dor abdominal). No entanto, pessoas sem essas condições diagnosticadas que adotaram uma dieta sem glúten devido aos benefícios percebidos à saúde podem sofrer consequências negativas ao ficar sem glúten.

O que você pode não saber

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  • Muitos alimentos sem glúten não são ricos em nutrientes. Eles podem ser deficientes em fibras alimentares, vitaminas do ferro e B, como folato, niacina, riboflavina e tiamina.
  • Muitos alimentos embalados sem glúten contêm níveis mais altos de gorduras saturadas e trans e sal do que os que contêm glúten, para ajudá-los a ter um sabor melhor.
  • Uma dieta sem glúten requer um compromisso sério, pois é um pouco restritiva. O estresse envolvido na manutenção desta dieta pode ter um impacto negativo na sua saúde emocional.
  • Evitar estritamente o glúten com a intenção de melhorar sua saúde pode incentivar um relacionamento obsessivo ou negativo com os alimentos.
  • Evitar o glúten por um período de tempo devido a potenciais benefícios à saúde pode realmente criar uma sensibilidade à proteína quando você finalmente reintroduzir os alimentos que contêm glúten.

Então, qual é a alternativa?

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É super importante incorporar boas fontes de grãos integrais em sua dieta. Pense sourdoughs, centeio, pães de sementes, aveia, arroz integral e espelta! Esses grãos integrais contêm muita fibra, para manter seu intestino feliz e saudável e sua digestão forte e regular. Eles também têm um monte de vitaminas do complexo B, que são ótimas em termos de energia e suporte ao sistema nervoso.

Fontes complexas de carboidratos como essas são uma fonte de energia realmente importante para o seu cérebro. As pessoas geralmente se sentem muito melhor com essas fontes de carboidratos, em vez de carboidratos refinados, como pães brancos, açúcares e massas brancas.

Eu recomendo ter um serviço desses carboidratos complexos a cada refeição, para que você se sinta energizado e no seu melhor!

Resumindo, se você não precisa evitar o glúten por motivos de saúde, é perfeitamente saudável incluir sua dieta como parte de um estilo de vida equilibrado!

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