Mitos da Soja Desmascarados

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Por: Matthew Nagra | Categoria : Blog

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O Dr. Matthew Nagra é médico naturopata em Vancouver, BC, e é um defensor apaixonado da nutrição baseada em plantas. Ele é orador público, autor, formado no programa de nutrição baseada em plantas do Centro T. Colin Campbell de Estudos de Nutrição e voluntário da organização sem fins lucrativos Nutritionfacts.org.

A soja tornou-se um dos tópicos de nutrição mais polarizadores nas últimas décadas, o que é surpreendente ao considerar o quão unilateral a pesquisa realmente é em relação à soja e à saúde humana. Neste artigo, pretendo dissipar alguns dos mitos mais comuns e esclarecer a história da soja.

Mito 1: A soja é estrogênica

A soja contém compostos conhecidos como fitoestrogênios, que possuem uma estrutura semelhante aos estrogênios que produzimos dentro de nossos próprios corpos. Por esse motivo, muitas pessoas acreditam que a soja é estrogênica e, portanto, feminizável em homens ou potencialmente promotora de câncer de mama. É importante notar que esses fitoestrogênios são aproximadamente 1000 vezes mais fracos que os nossos próprios estrogênios.(1) Além disso, eles realmente se ligam preferencialmente a diferentes receptores em nosso corpo, o que pode resultar em impactos diferentes para a saúde do que o estrogênio verdadeiro, uma vez que os receptores preferenciais estão concentrados em diferentes áreas, como os ossos.(2) Como os fitoestrogênios de soja são muito mais fracos que o estrogênio verdadeiro se nossos níveis de estrogênio estiverem baixos, eles podem ajudar a aumentar a resposta estrogênica do nosso corpo, mas se tivermos muito estrogênio, os fitoestrogênios mais fracos podem realmente eliminar os estrogênios mais potentes e diminuir a resposta estrogênica. . Dessa maneira, a soja pode ajudar a manter um equilíbrio saudável, razão pela qual os fitoestrogênios da soja podem reduzir as ondas de calor.(3)

Sobre o tema do equilíbrio hormonal, vários estudos em larga escala descobriram que a soja não afeta os níveis de testosterona ou estrogênio em homens ou mulheres, nem promove o crescimento dos seios nos homens.(4-6) De fato, não há evidências de que a soja tenha efeitos hormonais adversos nas quantidades tradicionalmente consumidas.

Por fim, também não parece haver um efeito negativo sobre os hormônios em crianças em crescimento,7 é por isso que a Academia Americana de Pediatria sugere a fórmula da soja como uma opção adequada para bebês que não podem ser amamentados,(8-9) e leite de soja como opção adequada após os 12 meses de idade.(10)

Os laticínios, por outro lado, podem realmente ser uma fonte consistente de estrogênio, uma vez que as vacas são ordenhadas durante a gravidez, quando seus níveis de estrogênio são elevados.(11)

Mito 2: Soja causa câncer de mama

Esse é um medo muito comum entre as mulheres e até alguns profissionais da área médica, que simplesmente não se baseia na ciência disponível. Os estrogênios verdadeiros podem promover o câncer de mama, mas os fitoestrogênios de soja podem diminuir a resposta ao estrogênio, como indicado acima.(1-2) Esta ação realmente parece proteger contra o câncer de mama! Pesquisas sobre o consumo de soja na Ásia descobriram que aqueles que consomem apenas ½ xícara de tofu por dia têm um risco 30% menor de câncer de mama em comparação com aqueles que evitam a soja.(12) Além disso, as mulheres geneticamente predispostas ao câncer de mama também podem reduzir seu risco, incluindo a soja.(13) e aqueles que lutaram anteriormente contra o câncer de mama podem ter uma taxa de sobrevivência 21% maior ao longo de 9 anos se consumirem mais soja!(14)

Além do câncer de mama, a soja também pode oferecer proteção contra outros tipos de câncer. O consumo regular de soja pode proteger contra o câncer endometrial,(15) e uma meta-análise de 2018 que compilou todos os dados de estudos anteriores descobriu que o maior consumo de alimentos de soja resultou em uma redução de 30% no risco de câncer de próstata!(16) Ao contrário dos laticínios, o consumo de leite pode aumentar o risco de câncer de próstata.(17)

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Mito 3: A soja está destruindo o meio ambiente

Na verdade, existe verdade nessa afirmação, mas provavelmente não é da maneira que você pensa. É verdade que a produção de soja é um dos principais impulsionadores do desmatamento em todo o mundo e pode ser responsável por 29% das emissões de gases do efeito estufa no Brasil;(18) no entanto, isso não ocorre porque os veganos estão correndo desenfreados e comendo todo o tofu! De maneira conservadora, aproximadamente 70% de toda a soja do mundo é fornecida para animais de criação como uma maneira barata e fácil de promover seu crescimento em fazendas industriais antes de ser abatida e consumida como carne.(19) Apenas aproximadamente 6% de toda a soja cultivada é usada diretamente para consumo humano, a maioria dos quais ocorre na Ásia. O restante é predominantemente usado para produzir óleo de soja. É incrivelmente irônico quando entendemos que a maioria das pessoas que afirmam que a soja está destruindo o planeta provavelmente contribuem para esse problema comprando e comendo animais. Se queremos reduzir a quantidade de danos causados ​​pela produção de soja, precisamos parar primeiro de criar animais para alimentação.

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Mito 4: A soja é OGM

Como o mito 3, há alguma verdade nessa afirmação. A grande maioria da soja produzida é geneticamente modificada e pulverizada com o pesticida contendo glifosato, Roundup; no entanto, a grande maioria da soja transgênica é cultivada especificamente para a alimentação animal. Quase toda a soja produzida para humanos não é cultivada dessa maneira (20) e se quiser evitar os produtos OGM, escolha produtos orgânicos ou com um rótulo “não OGM”. É realmente simples assim.

Mito 5: O tofu é processado e carece de nutrição

Eu concederei a alegação de que o tofu é tecnicamente processado; no entanto, isso não significa que não seja uma fonte fantástica de nutrição. Usando o programa de rastreamento de nutrientes, Cronometer, descobrimos que meio bloco de tofu firme extra pode fornecer mais de 22 gramas de proteína e mais da metade de suas necessidades diárias de ferro e cálcio. O tofu, no entanto, tem um teor de fibra bastante baixo, de apenas 1 grama, comparado a 5 gramas em ½ xícara de soja integral não processada, que é uma das quedas do processo de produção de tofu. O tofu pode ser uma maneira excelente e saborosa de adicionar proteínas e minerais a qualquer refeição e, se você quiser fibra extra, talvez tempeh ou edamame sejam opções mais adequadas; no entanto, a fibra raramente é uma preocupação quando se come uma dieta predominantemente ou exclusivamente à base de plantas.

Espero que este artigo tenha ajudado a eliminar alguns dos equívocos comuns sobre os produtos de soja e o tenha encorajado a encontrar novas maneiras de adicionar esse alimento saudável à sua dieta.

Referências:

1.- Mostrom, M. & Evans, TJ. Fitoestrogênios. Toxicologia Reprodutiva e do Desenvolvimento. 2011.
2.- McCarty, MF. Isoflavonas simplificadas – a atividade agonista da genisteína para o receptor de estrogênio do tipo beta medeia seus benefícios à saúde. Hipótese Médica. 2006; 66: 1093-1114.
3.- Taku, K. et al. As isoflavonas de soja extraídas ou sintetizadas reduzem a frequência e a gravidade da menopausa na menopausa: revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados. Menopausa. 2012; 19 (7): 776-790.
4.- Messina, M. A exposição à isoflavona na soja não tem efeitos feminizantes nos homens: um exame crítico das evidências clínicas. Fertil Steril. 2010; 93 (7): 2095-2104
5.- Hamilton-Reeves, JM et al. Os estudos clínicos não mostram efeitos da proteína de soja ou isoflavonas nos hormônios reprodutivos nos homens: resultados de uma meta-análise. Fertil Steril. 2010; 94 (3): 997-1007.
6.- Hooper, L et al. Efeitos da proteína de soja e isoflavonas nas concentrações de hormônios circulantes em mulheres na pré e pós-menopausa: uma revisão sistemática e metanálise. Atualização de reprodução humana. 2009; 15 (4): 423-440
7.- Messina, M. et al. Impacto na saúde do consumo de soja na infância e na adolescência. Revisões da nutrição. 2017; 0 (0): 1-16.
8.- Bhatia, J. et al. Uso de Fórmulas à Base de Proteína de Soja na Alimentação Infantil. Pediatria. 2008; 121 (5): 1062-1068.
9.- Onde estamos: fórmulas de soja. HealthyChildren.org.
10.- Consumo saudável de bebidas na primeira infância: recomendações das principais organizações nacionais de saúde e nutrição. 2019.
11.- Maruyama, K et al. Exposição ao estrogênio exógeno através da ingestão de leite comercial produzido a partir de vacas prenhes. Pediatria Internacional. 2012; 52: 33-38.
12.- Wu, AH et al. Epidemiologia da exposição à soja e risco de câncer de mama. Br J Cancer. 2008; 98 (1): 9-14.
13.- Kwang-Pil, K et al. Ingestão dietética e câncer de mama entre portadores e não portadores de mutações BRCA no Estudo Coreano Hereditário de Câncer. Am J Clin Nutr. 2013; 98: 1493-1501.
14.- Zhang, FF et al. Ingestão dietética de isoflavona e mortalidade por todas as causas em sobreviventes de câncer de mama: The Family Cancer Family Registry. Câncer. 2017: 2070-2079.
15.- Ollberding, NJ et al. Ingestão de leguminosas, soja, tofu e isoflavona e risco de câncer endometrial em mulheres na pós-menopausa no estudo de coorte multiétnico J Natl Cancer Inst. 2012; 104 (1): 67-76.
16.- Applegate, CC et al. Consumo de soja e risco de câncer de próstata: revisão sistemática atualizada e metanálise Nutrientes. 2017; 10: 40.
17.- Aune, D et al. Laticínios, cálcio e risco de câncer de próstata: uma revisão sistemática e metanálise de estudos de coorte. Am J Clin Nutr. 2015; 101 (1): 87-117.
18. Karstensen, J. et al. Atribuição de emissões de CO2 do desmatamento brasileiro aos consumidores entre 1990 e 2010. Cartas de alcance ambiental. 2013; 8 (2).
19.- Brack, D. et al. Cadeias de fornecimento de commodities agrícolas: comércio, consumo e desmatamento. Chatham House. 2016: 1-80.
20.- Oficina canadense de estratégia de pesquisa e inovação na indústria da soja. Síntese. 2016.

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