Lasanha sem glúten com polenta e legumes

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A Polenta substitui o macarrão de lasanha tradicional nesta lasanha saudável, gratificante e sem glúten! Embalado com legumes frescos, especiarias italianas e queijo, é um prato vegetariano que toda a família vai adorar.

Lasanha sem glúten com polenta e legumes, cortada e servida em um prato branco com a caçarola cheia no fundo

Nós amamos lasanha em nossa casa! Lasanha, quando feita corretamente, pode levar 90 minutos – 2 horas para fazer. Normalmente, eu não tenho esse tipo de tempo, mas isso não significa que eu tenho que desistir de fazer lasanha! Esta lasanha sem glúten com polenta e legumes é a receita perfeita, rápida e fácil – pronta em menos de 45 minutos e tão satisfatória quanto a versão tradicional!

Lasanha sem glúten com Polenta e legumes, cortada e servida em um prato branco, vista superior

Eu amo esse toque na versão tradicional da lasanha. A polenta fresca e fatiada substitui o macarrão, uma mistura de queijos ralados o torna rico, mas não muito pesado, e vegetais sazonais cozidos com especiarias italianas acrescentam textura e sabor a esta receita. Eu fui originalmente inspirado por esta receita da EatingWell, mas a modifiquei significativamente para torná-la ainda mais saborosa e saudável – para apelar para comedores de carne, exigentes, vegetarianos e dietas sem glúten!

Lasanha sem glúten com polenta e legumes

Esta receita faz 8 porções ENORMES, e é uma refeição equilibrada maravilhosa com a fibra e a bondade saudável dos vegetais, a proteína do queijo e os grãos integrais da polenta.

Ele também cria sobras incríveis e dura na geladeira por até 4 dias!

Ferramentas e equipamentos necessários

ingredientes para lasanha sem glúten com polenta e legumes: polenta fatiada, molho de tomate, abobrinha, pimentão, espinafre, cebola, temperos, alho e queijo

Como fazer esta lasanha sem glúten – passo a passo

Passo 1: Pré-aqueça o forno a 450 graus F. Brasão uma assadeira de 9 por 13 polegadas com spray de cozinha. Aqueça o óleo em uma frigideira antiaderente grande em fogo médio-alto. Adicione a cebola, pimenta vermelha, abobrinha, alho, sal e pimenta, tempero italiano e pimenta vermelha esmagada e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que os legumes estejam macios e começando a dourar, 4 a 6 minutos.

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cebola, pimenta vermelha, abobrinha, alho, sal e pimenta, tempero italiano e pimenta vermelha esmagada sendo cozida em uma panela no fogão

Passo 2: Adicione o espinafre; cozinhe até murchar, mexendo uma vez, cerca de 3 minutos. Mexa o molho marinara nos legumes e aqueça por 1 a 2 minutos.

molho de tomate e espinafre adicionado à mistura de vegetais / especiarias, em uma panela grande no fogão

Etapa 3: Corte a polenta e coloque metade das fatias de polenta em uma única camada na assadeira preparada, aparando para caber, se necessário.

polenta fatiada colocada em uma caçarola branca

Passo 4: Polvilhe com 1/4 de xícara de queijo.

queijo ralado adicionado à polenta fatiada na caçarola

Etapa 5: Cubra com a mistura de abobrinha / espinafre e polvilhe com 1/4 de xícara de queijo.

camada de mistura de vegetais e queijo ralado adicionado às camadas anteriores na caçarola

Etapa 6: Repita: mais uma camada de polenta, uma camada de vegetais e o queijo restante por cima.

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camadas repetidas para lasanha de vegetais de jardim polenta

Etapa 7: Asse até borbulhar e o queijo derreter, de 12 a 15 minutos.

vista superior da lasanha de vegetais de jardim polenta, antes de entrar no forno

Etapa 8: Deixe descansar por cerca de 5 minutos antes de servir.

polenta lasanha de legumes de jardim em caçarola branca, servida no forno

Polenta é saudável para você?

A resposta curta é sim! A polenta é feita com farinha de milho – por isso, se você estiver usando polenta orgânica, é uma ótima alternativa sem glúten em muitas receitas. Além de ser livre de glúten, a polenta tem vários benefícios à saúde, incluindo:

  • Rico em fibras
  • Uma boa fonte de carboidratos complexos, tornando-o baixo índice glicêmico. Isso significa que é decomposto mais lentamente e leva mais tempo para digerir, mantendo os níveis de açúcar no sangue estáveis.
  • Rico em vitamina A e C, e uma boa fonte de carotenóides

Esta lasanha de polenta e vegetais para jardim é ideal para crianças?

Você pode se surpreender, mas sim! A combinação de queijo, polenta cremosa e especiarias perfumadas faz deste um prato que toda a família (crianças exigentes incluídas) adorará. Se você tem um comedor especialmente exigente que não consegue olhar para um vegetal, recomendo cortar os vegetais neste prato super super pequenos para que eles se misturem com o molho e não sejam muito visíveis. Você pode até usar um processador de alimentos para picar finamente os legumes para facilitar a “ocultação” deles no prato.

Lasanha sem glúten com Polenta e legumes cortados e servidos em um prato branco

Qual o sabor da Polenta?

A polenta é feita de milho amarelo moído e tem um sabor super suave. Eu diria que a polenta tem gosto de uma versão mais grossa de grãos. Uma das grandes vantagens da polenta é que ela tende a ter o sabor de qualquer coisa com a qual ela seja misturada – o que a torna o substituto perfeito sem glúten para macarrão de lasanha neste prato!

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Como você usa polenta cozida?

Embora você possa fazer polenta a partir do zero em casa, existem maravilhosas variedades pré-cozidas (que vêm na forma de um tubo) disponíveis no supermercado. Esta versão em tubo é o que eu usei neste prato – e é uma ótima opção para qualquer tipo de prato de camadas.

Você pode usar polenta cozida como substituto de macarrão sem glúten (como eu fiz aqui), como parte de uma caçarola mexicana com sabor de milho, frita como mini panqueca como parte de um café da manhã, grelhada ao lado de outros ingredientes ou até mesmo cortado em batatas fritas e assado!

Lasanha sem glúten com polenta e legumes, cortada e servida em um prato branco com a caçarola cheia no fundo

As melhores dicas para esta lasanha sem glúten

  • Use um molho de macarrão totalmente natural, sem adição de açúcar.
  • Você pode usar qualquer tipo de queijo ralado que quiser nesta receita. Optei por parmesão mais nítido, mas o queijo mussarela ou de cabra também teria um sabor fabuloso!
  • Esta é uma ótima receita de “limpe sua geladeira”. Se você não tiver os vegetais que eu usei, você pode usar praticamente qualquer vegetal nesta receita e ela funcionará muito bem!
  • Se você precisar fazer isso com antecedência, monte tudo no dia anterior e leve à geladeira – não cozido e coberto – por até 24 horas.
  • Deixe descansar por 15 minutos antes de cortar e servir.

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Se você já experimentou esta receita de lasanha sem glúten ou qualquer outra receita no meu blog, avalie-a e deixe-me saber como ficou nos comentários abaixo! Você também pode me seguir FACEBOOK, TWITTER, INSTAGRAM e PINTEREST para ver mais comida deliciosa, saudável e familiar!

Lasanha sem glúten com polenta e legumes

A Polenta substitui o macarrão de lasanha tradicional nesta caçarola saudável, sem glúten e satisfatória! Embalado com legumes frescos, especiarias italianas e queijo, é um prato vegetariano que toda a família vai adorar.

Tempo de preparação20 min

Hora de cozinhar25 min

Tempo total45 min

Curso: Prato principal

Cozinha: italiano

Porções: 8 porções

Calorias: 215kcal

  • Pré-aqueça o forno a 450 graus F. Brasão uma assadeira de 9 por 13 polegadas com spray de cozinha. Aqueça o óleo em uma frigideira antiaderente grande em fogo médio-alto. Adicione a cebola, pimenta vermelha, abobrinha, alho, sal e pimenta, tempero italiano e pimenta vermelha esmagada e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que os legumes estejam macios e começando a dourar, 4 a 6 minutos.

  • Adicione o espinafre; cozinhe até murchar, mexendo uma vez, cerca de 3 minutos.

  • Mexa o molho marinara nos legumes e aqueça por 1 a 2 minutos.

  • Corte a polenta e coloque as fatias de polenta em uma única camada na assadeira preparada, aparando para caber, se necessário.

  • Polvilhe com 1/4 xícara de queijo, cubra com a mistura de abobrinha / espinafre e polvilhe com 1/4 xícara de queijo. Depois repita: mais uma camada de polenta, uma camada de vegetais e o queijo restante por cima.

  • Asse até borbulhar e o queijo derreter, de 12 a 15 minutos. Deixe descansar por cerca de 5 minutos antes de servir.

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As melhores dicas para esta lasanha sem glúten

  • Use um molho de macarrão totalmente natural, sem adição de açúcar.
  • Você pode usar qualquer tipo de queijo ralado que quiser nesta receita. Optei por parmesão mais nítido, mas o queijo mussarela ou de cabra também teria um sabor fabuloso!
  • Esta é uma ótima receita de “limpe sua geladeira”. Se você não tiver os vegetais que eu usei, você pode usar praticamente qualquer vegetal nesta receita e ela funcionará muito bem!
  • Se você precisar fazer isso com antecedência, monte tudo no dia anterior e leve à geladeira – não cozido e coberto – por até 24 horas.
  • Deixe descansar por 15 minutos antes de cortar e servir.

Modificado de: EatingWell

Calorias: 215kcal | Carboidratos: 26,3g | Proteína: 10,4g | Gordura: 7g | Gordura saturada: 3g | Sódio: 880mg | Potássio: 547mg | Fibra: 5g | Açúcar: 5g



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