Flapjacks saudáveis ​​com frutas, nozes e sementes

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Comece bem o seu dia com alguns Flapjacks saudáveis ​​caseiros. Eles são tão cheios de sabor, fáceis de fazer e são o café da manhã perfeito mesmo nas manhãs agitadas. Vegan, sem glúten, e também pode ser uma opção de lanche saudável!

panquecas saudáveis ​​caseiras, cortadas em quadrados e retratadas em uma folha de papel pergaminho

Sempre fui um grande amante de panquecas e café da manhã. Mas geralmente eles são embalados com açúcar e manteiga, então eu queria criar uma versão mais saudável que fosse tão satisfatória quanto a versão tradicional. Adivinha! Eu finalmente consegui, e é por isso que estou compartilhando estas panquecas saudáveis ​​com você hoje.

Eles são tão saborosos e simples de fazer, são veganos, sem glúten e sem açúcar refinado. Depois de experimentar esta receita deliciosa e fácil de flapjack, você vai ansiar por eles o tempo todo!

Ferramentas e equipamentos de que você precisa

Ingredientes da receita e notas

ingredientes para receita de panqueca saudável
  • Aveia: Usei aveia em flocos porque gosto da consistência, mas você também pode usar aveia de cozimento rápido para uma receita de panqueca mais mastigável.
  • Manteiga de Noz: Qualquer manteiga de nozes que você gosta vai funcionar! Você pode usar amendoim, amêndoa ou até manteiga de girassol!
  • Nozes: Uma mistura de nozes esmagadas funciona muito bem nesta receita, tanto em consistência, textura e sabor.
  • Sementes: Escolhi sementes de abóbora e girassol, mas você pode usar as sementes que quiser!

Como fazer flapjacks – instruções passo a passo

Passo 1: Pré-aqueça o forno a 350 graus. Coloque a manteiga de nozes, o xarope de bordo, a baunilha e a manteiga vegan / óleo de coco em uma panela média em fogo médio / baixo. Mexa até ficar homogêneo e combinado.

ingredientes molhados derretidos em uma panela

Passo 2: Em uma tigela separada misture todos os ingredientes restantes: aveia, linho, tâmaras, bananas, maçãs, através das sementes.

mistura de aveia e nozes em uma tigela

Etapa 3: Adicione os ingredientes secos à panela e misture bem.

mistura de aveia e nozes em uma panela

Etapa 5: Despeje a mistura em uma assadeira 8 × 8 forrada com papel manteiga e pressione para baixo para que fique uniforme (você pode usar uma folha de papel manteiga e um rolo para ajudar a pressioná-la). As barras devem ter cerca de ½ polegada de espessura.

panquecas saudáveis ​​sendo pressionadas em uma assadeira

Etapa 6: Asse por 15 minutos ou até que o topo esteja dourado.

assadeira forrada com pergaminho com panquecas vegan

Etapa 7: Deixe esfriar por pelo menos 15 minutos antes de fatiar. Sirva quente.

panquecas saudáveis ​​caseiras, cortadas em quadrados e retratadas em uma folha de papel pergaminho

O que torna essas panquecas veganas saudáveis?

  • Grãos e fibras integrais: Aveia em flocos é um dos grãos mais saudáveis ​​que você pode comer. Eles são cheios de antioxidantes, fibras saudáveis ​​para o coração e mantêm o açúcar no sangue estável (sem picos e quedas de açúcar!). Cada flapjack contém 5 gramas de fibra!
  • Baixo teor de açúcar refinado adicionado: Essas flapjacks podem ser cortadas em quadrados maiores (onde você obtém 9 flapjacks grandes) ou quadrados menores (onde você obtém 16 flapjacks menores). Mesmo com os quadrados grandes (9 flapjacks), cada flapjack tem apenas 3 gramas de açúcar adicionado! O resto é açúcar natural de bananas, tâmaras e maçãs.
  • Gorduras, vitaminas e minerais saudáveis: Você obterá ácidos graxos ômega 3 e toneladas de vitaminas ao comer essas panquecas saudáveis, graças à semente de linhaça, tâmaras, maçãs, bananas, nozes e sementes. É como uma potência nutricional! Vitamina E, cobre, magnésio, ferro, cálcio, fósforo e zinco podem ser encontrados nesta receita fácil de flapjack.
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As crianças vão gostar dessas panquecas saudáveis?

Absolutamente! As crianças vão estalar os lábios e limpar os pratos quando você servir panquecas saudáveis. É inegavelmente uma das melhores receitas de panqueca de todos os tempos. As crianças vão adorar todos os diferentes sabores e a textura deles também. Além disso, eles podem personalizar os seus adicionando coberturas divertidas, como frutas frescas, mel ou nozes.

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panquecas saudáveis ​​caseiras, cortadas em quadrados e retratadas em uma folha de papel pergaminho

Receita FAQs

O que é um Flapjack? Flapjacks são o mesmo que panquecas?

Nos Estados Unidos, costumamos usar “panquecas” e “panquecas” alternadamente. Um flapjack pode ser apenas uma versão mais rústica de uma panqueca, mas nos menus de restaurantes você verá os dois termos para o mesmo prato! Mas no Reino Unido, panquecas não são nada como uma panqueca. As panquecas britânicas são mais como uma barra de granola de aveia, que são cozidas em uma panela e depois assadas no forno. Tradicionalmente, as receitas de flapjack britânicas têm aveia, manteiga, açúcar mascavo e xarope. Minha versão é obviamente muito mais saudável do que isso, mas mantém o espírito da versão tradicional!

Como você armazena e congela panquecas saudáveis?

Armazenar: Assim que os flapjacks esfriarem adequadamente, coloque-os em um recipiente hermético. Mantenha-os na geladeira por 5-7 dias. Você pode aquecê-los por 10-15 segundos no microondas para apreciá-los quentes.
Congelar: Deixe esfriar completamente. Em seguida, embrulhe cada um individualmente com algum filme plástico ou papel alumínio. Em seguida, coloque as flapjacks em um saco para freezer ou recipiente hermético. Retire e descongele na bancada ou na geladeira. Depois de descongelados, coma-os frio ou leve ao microondas para aquecê-los.

Variações de receita

  • Especiarias de outono: Adicione um pouco de canela, noz-moscada, todas as especiarias e / ou especiarias para torta de abóbora na mistura da receita de flapjack.
  • Banana Flapjack: Substitua a maçã por 1 banana (então você usaria 2 bananas no total para esta receita) para dar um sabor bem parecido ao de pão de banana!
  • Receita de Flapjack de Chocolate: Adicione 1/4 de xícara de chocolate amargo picado à massa antes de assar.
  • Flapjack de frutas misturadas: Misture suas frutas favoritas, frescas ou secas. Mirtilos, morangos picados, cranberries secas ou mesmo passas seriam opções adoráveis.
  • Flapjacks de amêndoa: Troque o extrato de baunilha por um pouco de extrato de amêndoa, use manteiga de amêndoa e amêndoas esmagadas em vez de amendoim ou outras nozes!
  • Receita Flapjack com Mel: Esta receita é vegana, então ela usa xarope de bordo em vez de mel. Mas você poderia facilmente substituir o mel pelo xarope de bordo para obter um flapjack vegetariano.
  • Receita Flapjack Chewy: A receita como está parece mais uma barra de granola do que uma barra densa e mastigável. Para obter aquela consistência super mastigável, adicione 1/2 xícara de farinha de aveia à massa. Você também pode adicionar a massa em um processador de alimentos antes de assar para obter uma consistência ainda mais mastigável e uma barra densa.
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Principais dicas para fazer panquecas saudáveis

  • Tente colocar todos os ingredientes na frigideira uniformemente para que tenham cerca de ½ polegada de espessura.
  • Usando papel manteiga na assadeira, é muito mais fácil removê-los da assadeira.
  • Depois que as panquecas esfriarem por 15 minutos, corte-as em fatias. Se você não os deixar sentados, eles se desintegrarão conforme você os corta!
  • Para um flapjack mais mastigável e denso, adicione 1/2 xícara de farinha de aveia à massa e / ou pulse a massa no processador de alimentos antes de colocá-la na assadeira.
  • Se você quiser um flapjack totalmente sem açúcar, pode omitir o xarope de bordo.

Confira essas outras receitas incríveis de café da manhã!

Se você experimentou esta receita de Flapjacks Saudáveis ​​ou qualquer outra receita no meu blog, avalie e diga-me como ficou nos comentários abaixo! Você também pode FOLLOW ME no FACEBOOK, TWITTER, INSTAGRAM e PINTEREST para ver mais comida deliciosa, saudável e familiar!

Flapjacks saudáveis

Comece bem o seu dia com alguns Flapjacks saudáveis ​​caseiros. Eles são tão cheios de sabor, fáceis de fazer e são o café da manhã perfeito mesmo nas manhãs agitadas. Vegan, sem glúten, e também pode ser uma opção de lanche saudável!

Tempo de preparação15 minutos

Hora de cozinhar15 minutos

Tempo de Resfriamento15 minutos

Tempo total45 minutos

Curso: Assar, Café da Manhã, Brunch, Lanche

Cozinha: americano

Porções: 9 panquecas

Calorias: 220,8kcal

  • Pré-aqueça o forno a 350 graus.

  • Coloque a manteiga de nozes, o xarope de bordo, a baunilha e a manteiga em uma panela média em fogo médio / baixo. Mexa até ficar homogêneo e combinado.

  • Em uma tigela separada misture o resto dos ingredientes: aveia através das sementes.

  • Adicione os ingredientes secos à panela e misture bem.

  • Despeje a mistura em uma assadeira 8 × 8 forrada com papel manteiga e pressione para baixo para que fique uniforme (você pode usar uma folha de papel manteiga e um rolo para ajudar a pressioná-la). As barras devem ter cerca de ½ polegada de espessura.

  • Asse por 15 minutos ou até que o topo esteja dourado.

  • Deixe esfriar por pelo menos 15 minutos antes de fatiar. Sirva quente.

Variações de receita

  • Especiarias de outono: Adicione um pouco de canela, noz-moscada, todas as especiarias e / ou especiarias para torta de abóbora na mistura da receita de flapjack.
  • Banana Flapjack: Substitua a maçã por 1 banana (então você usaria 2 bananas no total para esta receita) para dar um sabor bem parecido ao de pão de banana!
  • Receita de Flapjack de Chocolate: Adicione 1/4 de xícara de chocolate amargo picado à massa antes de assar.
  • Flapjack de frutas misturadas: Misture suas frutas favoritas, frescas ou secas. Mirtilos, morangos picados, cranberries secas ou mesmo passas seriam opções adoráveis.
  • Flapjacks de amêndoa: Troque o extrato de baunilha por um pouco de extrato de amêndoa, use manteiga de amêndoa e amêndoas esmagadas em vez de amendoim ou outras nozes!
  • Receita Flapjack com Mel: Esta receita é vegana, então ela usa xarope de bordo em vez de mel. Mas você poderia facilmente substituir o mel pelo xarope de bordo para obter um flapjack vegetariano.
  • Receita Flapjack Chewy: A receita como está parece mais uma barra de granola do que uma barra densa e mastigável. Para obter aquela consistência super mastigável, adicione 1/2 xícara de farinha de aveia à massa. Você também pode adicionar a massa em um processador de alimentos antes de assar para obter uma consistência ainda mais mastigável e uma barra densa.
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Principais dicas para fazer panquecas saudáveis

  • Tente colocar todos os ingredientes na frigideira uniformemente para que tenham cerca de ½ polegada de espessura.
  • Usando papel manteiga na assadeira, é muito mais fácil removê-los da assadeira.
  • Depois que as panquecas esfriarem por 15 minutos, corte-as em fatias. Se você não os deixar sentados, eles se desintegrarão conforme você os corta!
  • Para um flapjack mais mastigável e denso, adicione 1/2 xícara de farinha de aveia à massa e / ou pulse a massa no processador de alimentos antes de colocá-la na assadeira.
  • Se você quiser um flapjack totalmente sem açúcar, pode omitir o xarope de bordo.

Esta receita faz 9 flapjacks grandes ou 16 flapjacks pequenos. Informações nutricionais para 16 flapjacks (1 flapjack = 1 porção): 124 calorias; 5,2 g de gordura (1,3 g saturada); 0 mg de colesterol, 22,3 mg de sódio, 132,1 mg de potássio, 18 g de carboidratos, 2,9 g de fibra, 7,9 g de açúcar, 3,2 g de proteína

Calorias: 220,8kcal | Carboidratos: 32g | Proteína: 5,7g | Gordura: 9,3g | Gordura saturada: 2,3g | Sódio: 39,7mg | Potássio: 234,8mg | Fibra: 5,2g | Açúcar: 14g



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