Fatos sobre a gordura: 10 coisas que você precisa saber

Fatos sobre a gordura: 10 coisas que você precisa saber 1
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Comer gordura faz você ganhar peso? As orientações sobre quais gorduras comer mudaram muito nas últimas décadas: de comer gordura, apenas comer produtos desnatados, até agora ouvir que abacates e azeite de oliva devem fazer parte de sua dieta diária! Então, quais são os fatos verdadeiros sobre a gordura? O que você precisa saber? Este guia descreverá os 10 fatos sobre a gordura que ajudarão você a decidir o que comer e o que evitar!

fatos sobre gordura que você precisa conhecer - foto de gorduras saudáveis

Você provavelmente já ouviu isso antes: a gordura nos engorda. Gordura contribui para doenças cardíacas, leva a “diabetes”; gordura saturada é ruim; os óleos vegetais são bons … Eu poderia continuar, mas acho que você sabe do que estou falando.

O que é louco é: Nenhum desses fatos sobre gordura é verdadeiro.

Essas declarações aplicam uma regra geral para TODAS as gorduras, quando, de fato, os diferentes tipos de gordura existentes no mercado têm efeitos muito diferentes em seu corpo.

Algumas gorduras são ruins para você. Mas as gorduras certas podem ajudá-lo a se tornar magro, saudável, vibrante e até a perder peso!

fatos sobre a gordura que você precisa saber - foto de nozes e sementes com gorduras saudáveis

Por que precisamos de gordura?

A gordura é um dos blocos de construção mais básicos do corpo. A pessoa média é composta de 15 a 30% de gordura! Seu corpo não pode produzir ácidos graxos essenciais por si próprio, e é por isso que precisamos de gordura na dieta para nos dar o que nosso corpo precisa. A gordura também ajuda o corpo a absorver vitamina A, vitamina D e vitamina E.

No entanto, durante décadas, demonizamos injustamente toda a gordura em nossas dietas. Durante anos, fomos instruídos a seguir uma dieta com pouca gordura – que equivalia principalmente a alto teor de açúcar e carb refinado dieta (porque quando os fabricantes de alimentos retiram a gordura dos alimentos, eles precisam adicionar açúcar e carboidratos para compensar a falta de sabor). Alto teor de açúcar / carboidratos refinados contribuem para a resistência à insulina, obesidade, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e vários outros problemas.

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Então, precisamos de gordura, mas precisamos do tipos certos de gordura.

Fatos sobre gordura: Quais gorduras são boas para você?

As melhores gorduras são gorduras monoinsaturadas e gorduras poliinsaturadas. Essas gorduras são saudáveis ​​para o coração, são boas para o colesterol, aumentam o metabolismo e podem reverter o diabetes tipo 2.

Exemplos de Gordura monoinsaturada incluem: azeite, abacate, azeitona, nozes e manteiga de amendoim (amêndoas, amendoins, macadâmia, avelãs, nozes, castanha de caju)

Exemplos de Gordura poliinsaturada incluem: todas as sementes (girassol, gergelim, abóbora, linhaça), nozes, peixe gordo e óleo de peixe

As gorduras boas fazem você engordar?

Este é um daqueles “fatos sobre a gordura” que é mais um mito do que um fato. Em geral, não. Açúcar, não gordura, faz você engordar. Mas você sempre pode ter muita coisa boa – por isso, se você está comendo gorduras boas em excesso, ainda pode ganhar peso. Mas gorduras boas ingeridas com moderação como parte de uma dieta equilibrada não devem fazer você ganhar peso!

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Fatos sobre gordura: Quais gorduras são ruins para você?

As piores gorduras para comer são Gorduras Trans. Você pode encontrar gorduras trans principalmente em alimentos processados: salgadinhos embalados, frituras, qualquer coisa que contenha “óleo vegetal hidrogenado ou parcialmente hidrogenado”, margarina, gordura, etc.

Nota: A gordura saturada teve um rap ruim, mas não é tão ruim quanto a gordura trans, e alguma gordura saturada pode realmente ser boa para você (deve ser cerca de 10% de suas calorias diárias). Mas muita gordura saturada pode afetar negativamente a saúde do coração. A chave para a gordura saturada é: coma com moderação. As principais fontes de gordura saturada são: carne vermelha, laticínios integrais, coco e óleo de palma.

fatos sobre gordura que você precisa saber - foto de óleos

Os 10 fatos sobre a gordura que você precisa saber

Contribuído pelo Dr. Hyman em seu livro: Eat Fat, Get Thin.

# 1 Açúcar, não gordura, faz você engordar.

O americano médio come 152 libras de açúcar e 146 libras de farinha que se converte em açúcar a cada ano. Isso é quase um quilo de açúcar e farinha combinados todos os dias! Mais açúcar significa que suas células ficam dormentes com a “chamada” da insulina. Seu corpo bombeia mais e mais insulina para diminuir os níveis de açúcar no sangue. Você não pode queimar todo o açúcar que você come. Inevitavelmente, seu corpo a armazena como gordura, criando resistência à insulina e destruição metabólica geral entre outros caos.

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# 2 A gordura da dieta é mais complexa que o açúcar.

Existem cerca de 257 nomes para o açúcar, mas, apesar de variações muito pequenas, todos criam o mesmo dano. Em outras palavras, açúcar é açúcar é açúcar; tudo causa estragos em sua saúde. A gordura é mais complexa. Temos gorduras saturadas, monoinsaturadas, poliinsaturadas e até trans, sem mencionar subcategorias dentro de cada grupo. Algumas gorduras são boas; outros são neutros; e sim, alguns são ruins.

# 3 Dietas com pouca gordura tendem a ser saudáveis ​​para o coração e com alto teor de açúcar.

Quando as pessoas comem menos gordura, tendem a ingerir mais amido ou açúcar, e isso na verdade aumenta os níveis de colesterol pequeno e denso que causa ataques cardíacos. De fato, estudos mostram que 75% das pessoas que acabam na sala de emergência com um ataque cardíaco têm níveis normais normais de colesterol. Mas o que eles têm é pré-diabetes ou diabetes tipo 2.

# 4 A gordura saturada não é sua inimiga.

Uma revisão de toda a pesquisa sobre gordura saturada publicada no American Journal of Clinical Nutrition não encontrou correlação entre gordura saturada e doenças cardíacas. Como em todas as gorduras, a qualidade se torna essencial aqui. As gorduras de um cheeseburger de fast-food com bacon e bacon terão um efeito totalmente diferente do que a gordura saturada no óleo de coco. Vamos parar de classificar tudo da mesma forma.

# 5 Algumas gorduras não são saudáveis.

Eles incluem óleos vegetais gordurosos e inflamatórios trans (que são óleos de sementes processados, como óleo de soja, óleo de girassol, óleo de milho, óleo de canola, óleo de semente de algodão, óleo de cártamo e alguns outros). Os óleos vegetais contêm quantidades muito grandes de gorduras biologicamente ativas chamadas ácidos graxos poliinsaturados Omega-6, que são prejudiciais em excesso. Isso NÃO se aplica a óleos vegetais saudáveis, como azeite ou óleo de coco, que são extremamente bons para você. Infelizmente, as gorduras trans e os óleos de sementes processados ​​aumentaram em nossa dieta e nos tornam mais gordos e contribuem para a inflamação, que desempenha um papel em quase todas as doenças crônicas do planeta.

# 6 Todo mundo se beneficia com mais ômega 3.

Cerca de 99% dos americanos são deficientes nessas gorduras críticas. As maneiras ideais para obtê-los incluem comer peixe de água fria selvagem ou criado de forma sustentável (pelo menos duas porções por semana), comprar ovos ricos em ômega-3 e tomar um suplemento de ômega-3 duas vezes ao dia com café da manhã e jantar que contém de 500 a 1.000 miligramas de gorduras ômega-3 (uma proporção de aproximadamente 300 EPA para 200 DHA é ideal).

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# 7 Comer gordura pode fazer você se inclinar.

Paredes celulares saudáveis, fabricadas com gorduras de alta qualidade, são mais capazes de metabolizar a insulina, que mantém o açúcar no sangue melhor regulado. Sem controle adequado de açúcar no sangue, o corpo absorve a gordura durante um dia chuvoso. As gorduras certas também aumentam a queima de gordura, diminuem a fome e reduzem o armazenamento de gordura. Comer as gorduras certas faz com que você perca peso, enquanto come excesso de açúcar e os tipos de gordura ERRADOS engordam.

# 8 Boas gorduras podem curar.

Muitos pacientes diabéticos têm melhor saúde quando estão em uma dieta mais rica em gordura. Às vezes, aumentar a quantidade de gordura saudável na dieta de um paciente pode realmente ajudá-lo a perder peso!

# 9 Seu cérebro tem cerca de 60% de gordura.

Dessa porcentagem, a maior parte vem da gordura ômega-3 chamada ácido docosahexaenóico (DHA). Seu cérebro precisa de DHA para estimular a comunicação entre as células. O acesso fácil a gorduras de alta qualidade aumenta a cognição, a felicidade, o aprendizado e a memória. Por outro lado, os estudos associam uma deficiência de ácidos graxos ômega-3 à depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia.

# 10 Seu corpo dá sinais de que você está ou não recebendo gordura de qualidade suficiente.

Quanto maior a qualidade da gordura, melhor o seu corpo funcionará. Isso ocorre porque o corpo usa a gordura que você come para construir paredes celulares. Você tem mais de 10 trilhões de células em seu corpo, e cada uma delas precisa de gordura de alta qualidade. Como você sabe se suas células estão recebendo as gorduras de que precisam? Seu corpo envia sinais quando não está recebendo gorduras boas o suficiente. Os sinais de aviso incluem:

  • Pele seca, com comichão, escamação ou descamação
  • Unhas macias, rachadas ou quebradiças
  • Cera dura
  • Pequenos inchaços nas costas dos braços ou no tronco
  • Achy, juntas rígidas

As gorduras certas podem melhorar seu humor, pele, cabelo e unhas, enquanto protegem você contra diabetes tipo 2, demência, câncer e muito mais.

Pensamentos finais

Gordura pode ser boa para você. Gorduras saudáveis ​​(como as listadas acima) devem estar em sua dieta todos os dias. Açúcar, gorduras trans e óleos de sementes processados ​​/ óleos vegetais são os verdadeiros culpados – por isso, evite-os o máximo possível. E, como tudo, certifique-se de comer boas gorduras com moderação, como parte de uma dieta equilibrada!

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