Farinha de quinoa e macarrão sem glúten de linho –

Quinoa Flour and Flax Gluten-free Noodles
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Farinha de quinoa e macarrão sem glúten de linho

Parece que as alergias estão se tornando mais comuns e, como sou uma cozinheira inclusiva, tento ter algo para todos que estão sentados à minha mesa. Essas farinhas de quinoa e macarrão sem glúten de linho são isentas de soja e não têm adição de óleo, por isso se encaixam na dieta da maioria das pessoas.

Esses macarrão de quinoa são mais fáceis de fazer do que você pensa e você pode enrolá-los com a espessura desejada ou deixá-los grossos para sopas e ensopados. Eles são mais delicados que o macarrão de sêmola, mas, na minha opinião, o macarrão caseiro é melhor porque não são tão perfeitos quanto os comprados em lojas.

Farinha de quinoa e macarrão sem glúten de linho

Porções: 6 porções

Calorias: 115kcal

Autor: Kathy Hester

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa linhaça moída
  • 9 colheres de sopa água morna
  • 1 1/3 copo farinha de quinoa além de mais para rolar macarrão

Instruções

  • Misture a linhaça com a água morna em uma tigela de tamanho médio e deixe descansar por 5 minutos, até engrossar. Em seguida, misture a farinha de quinoa, começando com uma colher e depois cavando com as mãos uma vez que a mistura esteja grossa demais para mexer.

  • Você pode achar que a mistura está muito seca e se desfaz em vez de formar uma bola com facilidade. Se for esse o caso, adicione água extra uma colher de sopa de cada vez até que ela se mantenha unida, mas não grude. Se você achar que sua mistura está muito pegajosa, adicione farinha de quinoa extra uma colher de sopa de cada vez.

  • Uma vez que a massa tenha a consistência perfeita, a bola permanecerá intacta por 20 minutos. Isso facilitará muito a implantação.

  • Pegue uma tábua grande e espalhe uma fina camada de farinha de quinoa. Você pode até reservar ½ xícara extra de farinha de quinoa para manter o tabuleiro cheio de farinha enquanto trabalha.

  • Corte a bola de massa em 2 pedaços. Estenda um pedaço o mais fino possível. Primeiro, você achatará a massa até que ela fique um pouco úmida e quase grude no seu rolo. Esta é sua pista para virar a massa enquanto você espana levemente a farinha no tabuleiro debaixo dela. Você também pode esfregar um pouco de farinha no seu rolo para ajudar a grudar menos.

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  • Você continuará rolando e girando até a massa ficar fina. Polvilhe levemente a parte superior da massa com farinha e espalhe com a palma da mão. Usando uma faca de chef, corte as bordas ásperas da massa e corte o macarrão em pedaços de 4 por 1 polegada. Coloque o macarrão de lado em outra tábua. Observe que, se forem bem enfarinhadas, não ficarão juntas.

  • Pegue a massa extra que você cortou e amasse no segundo pedaço de massa. Abra como você fez na primeira peça. Repita conforme necessário até que toda a massa tenha sido estendida e cortada em macarrão.

  • Para cozinhar o macarrão, leve uma panela grande até a metade para ferver. Quando estiver fervendo, adicione o macarrão. Quando a água voltar a ferver, vire para média. O macarrão de linho ferve mais do que o macarrão de trigo comum, por isso não deixe de prestar atenção. Você vai cozinhar o macarrão por 3 minutos e depois escorrer em uma peneira.

Notas

sem glúten, sem soja, sem adição de óleo

Nutrição

Calorias: 115kcal | Carboidratos: 16g | Proteína: 4g | Gordo: 2g | Sódio: 9mg | Potássio: 28.mg | Fibra: 2g | Cálcio: 19mg | Ferro: 1.3mg

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