Como trazer a atenção plena para sua vida cotidiana

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A atenção plena é uma ferramenta incrível que nos ajuda a estar mais presentes e a lidar com as emoções de maneira saudável. Permite-nos fazer uma pausa e escolher como reagimos a uma situação, em vez de adotar automaticamente as respostas habituais das quais podemos nos arrepender mais tarde. Também experimentamos a vida de uma maneira mais rica. A atenção plena nos ajuda a provar a comida que estamos comendo, a ouvir atentamente os outros e, basicamente, – viver a vida como você gosta. Aprendemos como nossas mentes funcionam e somos mais capazes de rotular os sentimentos que estamos tendo, em vez de permitir que eles nos controlem.

Como a atenção plena é uma técnica tão eficaz para acabar com o estresse, é frequentemente usada em vários tipos de terapia. “Ao ensinar técnicas de atenção plena a uma pessoa, você as ajuda a treinar sua mente para observar seus próprios pensamentos, sentimentos e sensações com uma visão objetiva. Isso deve ser feito com compaixão, pois as pessoas tendem a perder a paciência consigo mesmas, principalmente nos estágios iniciais da prática da atenção plena ou da meditação. Quando julgamos e aprendemos a viver o momento, aumentamos nossa agilidade mental ”, diz a Dra. Lisa Firestone, psicóloga clínica e autora de Conquiste sua voz interior crítica, criando uma vida de significado e compaixão.

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Se você está se perguntando se poderia usar um aumento da atenção plena, faça a si mesmo a seguinte pergunta: você pode sentar-se por um minuto e acalmar sua mente? Você pode fazer isso sem sentir que está saindo da sua pele? Quando a especialista em bem-estar, Dra. Sarah Villafranco, se interessou pela atenção plena, ela descobriu que isso era bastante desafiador. Como muitos de nós, ela descobriu que trabalhar na meditação em seu horário regular era um hábito difícil de construir.

Não é de admirar que, no mundo digitalizado de alta velocidade de hoje, esteja ficando ainda mais difícil desacelerar, conectar-se a nós mesmos e apenas ser.

A chave do Dr. Villafranco para o sucesso quando se trata de meditação e atenção plena? Não desista e seja criativo. Leia sobre sua jornada para a atenção plena, bem como suas melhores dicas sobre como trazer mais atenção ao nosso cotidiano – mesmo que você não goste de meditar!

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Um compromisso ao longo da vida com o bem-estar

Ao longo de suas décadas de estudo e prática médica, a Dra. Sarah Villafranco, fundadora da Osmia Organics, viu uma enorme falta de atenção quando se tratava de como as pessoas abordavam sua saúde e bem-estar. Em vez de analisar o panorama geral da saúde e corrigir os problemas subjacentes, ela viu o desejo de uma solução rápida, que não é sustentável para alcançar o bem-estar ideal a longo prazo. “As maiores práticas de mudança de vida que as pessoas podem implementar para melhorar sua saúde geral estão enraizadas na atenção e meditação”, diz ela.

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Desde que dedicou sua vida ao bem-estar e beleza limpa, a Dra. Villafranco encontrou uma maneira de incentivar a atenção plena em tudo o que faz – desde sua rotina matinal e produtos de beleza, até seus relacionamentos, hábitos alimentares e senso de identidade. Embora ela acredite em sua prática diária de meditação como uma “que mudou sua vida”, ela será a primeira a admitir que não é para todos.

“Como médico, quero que as pessoas saibam que não há problema em chupar meditação. É muito mais fácil para algumas pessoas do que outras, e existem alternativas que você pode fazer para viver uma vida consciente e pacífica que não inclui meditação. ” ela diz.

Como alguém notório por ter o que gosta de chamar de ‘mente de macaco’, fiquei especialmente feliz ao saber que ainda posso colher os benefícios da meditação sem ficar sentado em um travesseiro silenciosamente por 20 minutos por dia. Vá para as perguntas e respostas com a Dra. Villafranco, enquanto ela detalha o que significa cultivar uma prática diária de atenção plena.

Quais são alguns dos benefícios da meditação, apoiados pela ciência? Por que deveríamos praticá-lo diariamente?

Praticar meditação e atenção diária diariamente traz benefícios ao longo da vida – qualquer pessoa que tenha estresse em sua vida (o que significa cerca de 7,7 bilhões de nós!) Pode se beneficiar da meditação. Provou-se altamente útil no gerenciamento de ansiedade e depressão. Pesquisas crescentes mostram que isso pode impedir a atrofia da substância cinzenta, que acompanha muitas doenças neurodegenerativas, como a demência de Alzheimer. A meditação também pode ser usada para melhorar a qualidade do sono, tornando-o muito preferível aos medicamentos sedativos que são frequentemente usados. Mais pesquisas precisam ser realizadas, mas mesmo a American Heart Association reconhece que a meditação pode ser uma ferramenta valiosa para os pacientes no gerenciamento do risco cardiovascular.

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Vida consciente é vida feliz

Qual é a diferença entre praticar meditação e praticar mindfulness?

Existem muitos tipos de meditação, incluindo a meditação da atenção plena, na qual o praticante fica quieto, simplesmente observando sua mente e corpo no momento presente.

A atenção plena, no entanto, pode ser praticada em qualquer momento do dia, não apenas durante uma sessão oficial de meditação da atenção plena. Se você perceber sua respiração, a cor do céu ou afetar suas palavras em outra pessoa, estará praticando a atenção plena.

Como alguém deve começar uma prática de meditação? Para alguém que nunca tentou meditar antes, como é isso?

Tudo que você precisa é uma cadeira e um espaço moderadamente silencioso. Sugiro começar cinco minutos por dia durante a primeira semana e depois aumentar semanalmente cinco minutos até chegar a um treino de 20 a 30 minutos. Se você aumentar seu tempo e sentir que é demais, permaneça no seu nível atual por mais uma semana ou duas. Não force, e seja paciente consigo mesmo.

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Para iniciar uma prática de meditação, sente-se em uma cadeira com uma postura alta e as mãos descansando confortavelmente no colo. Você pode manter os olhos abertos, focando-se suavemente no chão, a dois pés à sua frente, ou pode fechar os olhos, se isso ajudar a facilitar o acesso a um espaço meditativo. Em seguida, concentre-se na sua respiração: inspire e expire. Esteja ciente de seus pulmões, batimentos cardíacos, pensamentos e corpo, mas tente não se fixar em nenhuma dessas coisas. Defina um cronômetro antes de começar e respire atentamente por cinco minutos, sem expectativas ou objetivos. (Quero dizer, quão luxuoso é esse conceito sozinho?)

imagem de claire huntsberger

Meditação não é para todos

O que alguém deve fazer se achar que não pode meditar com sucesso?

Não é tão fácil quanto eu fiz parecer. A mente de um macaco e um corpo inquieto podem realmente jogar uma chave na mão. Acho que vale a pena tentar por pelo menos algumas semanas (junte-se ao nosso desafio de meditação de junho no Instagram!), Mas se você se sentir constantemente frustrado ou irritado com a meditação, talvez seja melhor encontrar um plano alternativo – e você absolutamente pode. A meditação requer muita prática e é muito mais fácil para algumas pessoas do que para outras.

Quais são algumas alternativas para encontrar paz, calma e atenção plena que não envolvam meditação?

Trazer a atenção às suas rotinas diárias pode ter um efeito simples e profundamente calmante ao longo do tempo. Aqui estão algumas das minhas maneiras favoritas de praticar a atenção plena que não envolvem meditação:

1. Desacelerar e usar um belo sabonete ou óleo para o corpo pela manhã, inalando os óleos essenciais enquanto você cuida da sua pele, está atento.

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2. Fazer o seu café com uma pitada de canela e tirar um tempo para cozinhar o leite é estar atento.

3. Passear ou correr sem o telefone é deliciosamente atento – deixe-se ficar completamente sem contato com o mundo por alguns minutos por dia!

4. Cozinhar refeições saudáveis ​​e nutritivas para você ou sua família é consciente – e um investimento inteligente em um futuro brilhante.

imagem de kate leSueur

Quais são algumas das maneiras pelas quais você incorpora a prática da atenção plena em sua rotina matinal?

Tento trazer momentos de intenção e atenção a todas as partes da minha rotina matinal. É importante que eu me sinta conectado a mim mesmo, à terra e à minha família, e ter uma rotina matinal consciente que pratico diariamente me ajuda a definir minhas intenções e a ficar de castigo para o dia seguinte. Por exemplo, eu sempre começo o meu dia com um banho na banheira de hidromassagem para facilitar o meu corpo durante o dia, seguido por um rápido enxágüe no chuveiro. eu lavo meu rosto com nosso sabonete facial de argila preta e siga com o creme para o rosto puramente simples e as gotas vitais de rosa do néctar, inspirando profundamente enquanto massageio a mistura na minha pele. Então, bebo um copo enorme de água quente com limão para dar início à minha hidratação durante o dia, muitas vezes aninhado em um abraço de meu marido enquanto a água está aquecendo. Antes de sair de casa, faço uma deliciosa bebida quente chamada Mud Water (eis a minha receita) e tomo o mais devagar possível, porque quero chorar quando acabar! E costumo pegar nas mãos de minhas filhas por alguns momentos enquanto dirigimos para a escola, porque sentir que suas mãos estão nas minhas é algo que eu sei que sentirei saudades dolorosamente quando elas acabarem voando. Para mim, é isso que significa ter uma manhã consciente.

A Dra. Sarah Villafranco, fundadora e CEO da Osmia Organics, é especialista em cuidados com a pele natural e defensora barulhenta do cultivo de alegria e saúde todos os dias. Ela praticou medicina de emergência por 10 anos, quando viu e tratou um amplo espectro de saúde e doença humana. Ela agora trabalha com sua marca artesanal de cuidados com a pele para melhorar a saúde e a felicidade das pessoas (assim como a do planeta), diminuindo o número de produtos químicos em suas rotinas de cuidados pessoais e incentivando as pessoas a “voltar aos seus sentidos”. Se você gosta de beleza verde, fitness, border collies, Colorado ou vida saudável, você deve perseguir o feed Insta.



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