Como os alimentos diferentes (realmente) afetam sua pele

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Nisso, Pergunte aos Especialistas estamos analisando mais detalhadamente como a dieta afeta nossa pele. A essa altura, muitos de nós culparam uma farra de chocolate ou muitas bebidas açucaradas, mas a relação entre pele e comida é ainda mais complexa do que isso. Nós nos encontramos com Elizabeth Geddes-Bruce, MD, MS, para falar sobre como os diferentes alimentos podem fazer com que a pele fique oleosa, seca, inflamada, hidratada e com aparência ainda mais jovem.

“Os dermatologistas sabem há muito tempo que as deficiências nutricionais geralmente se manifestam por alterações na qualidade da pele e, no entanto, frequentemente falham em discutir com nossos pacientes os muitos benefícios que a dieta pode ter na pele”, explica o Dr. Geddes-Bruce.

“Acredito firmemente que os dois estão conectados – o que você come pode influenciar a aparência da sua pele. Eu ouço isso dos meus pacientes o tempo todo. E os estudos confirmam o que eles estão dizendo – certos nutrientes podem proteger contra danos fotográficos e envelhecimento prematuro, e outros podem acelerar danos e doenças. ” Leia abaixo para ver a opinião profissional do Dr. Geddes-Bruce sobre como alguns de nossos grupos de alimentos favoritos podem afetar nossa pele.

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imagem via colheita meio cozida

Carne vermelha.

Não vejo nada de errado em comer ocasionalmente hambúrguer ou cachorro-quente, mas sua pele agradecerá se sua dieta diária se concentrar em fontes de proteína magras. Não apenas a galinha e o peru têm alto teor de niacina, uma vitamina B que pode proteger contra o câncer de pele, mas também apresentam menor teor de gordura saturada, o que significa que são menos inflamatórios que as carnes vermelhas.

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Glúten.

Embora o glúten esteja prejudicando a cultura popular atualmente, é improvável que seja, por si só, terrível para a sua pele. O que sabemos é que o glúten é encontrado com mais frequência nos carboidratos, e uma dieta rica em carboidratos está associada a uma chance maior de rugas. Isso nos leva ao próximo ponto…

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Açúcar.

Se houvesse um alimento para minimizar para melhorar sua pele, eu votaria no açúcar. O açúcar acelera o processo de envelhecimento, tornando a pele menos elástica, o que causa rugas prematuras e flacidez. Isso acontece através de um processo chamado glicação, onde os açúcares se ligam ao colágeno e às proteínas elásticas da pele e os fazem endurecer irreversivelmente.

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Leite.

Se você sofre de acne, considere um teste para limitar sua ingestão de laticínios. Os produtos lácteos, especialmente os desnatados, foram associados à acne em vários estudos populacionais. Não sabemos exatamente por quê – pode ser devido aos hormônios ou à alta carga glicêmica, causando picos de açúcar no sangue, depois insulina, e levando ao aumento da produção de petróleo. Mas mantenha a ingestão de cálcio, que pode ser encontrada em alimentos como espinafre, couve, feijão branco e soja.

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Fruta fresca.

Não é à toa que frutas frescas são boas para a sua pele. Eu tento comer um pouco de fruta em cada refeição. Frutas como laranjas, morangos, mangas e papaias têm grandes quantidades de vitamina C. A vitamina C é essencial para formar fibras colágenas estreitas. Também funciona como antioxidante, protegendo a pele dos danos causados ​​pela radiação UV e poluição. E embora muitos produtos para cuidados com a pele contenham vitamina C, nem todos são formulados de maneira a garantir que a vitamina C permaneça estável e penetre nas áreas-alvo.

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Vegetais crus.

Quanto mais ousada a cor, melhores são para a sua pele! Vegetais de folhas verdes escuras, bem como vegetais vermelhos, laranja e amarelos contêm B-carotenos (uma forma de vitamina A), licopeno e luteína – todos os nutrientes que ajudam a proteger a pele dos danos causados ​​pelo sol. E enquanto a maioria dos vegetais é melhor em sua forma crua, você obtém quantidades maiores de licopeno ao cozinhar tomates – então vá em frente e aproveite esse molho de tomate.

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Peixe.

Dependendo do tipo de peixe (geralmente “peixe com peixe”), uma porção pode ser uma boa fonte de ácidos graxos ômega 3, que são anti-inflamatórios no corpo. Uma dieta rica em ácidos graxos ômega 3 pode melhorar as condições da pele seca e em flocos, bem como diminuir a sensibilidade ao sol.

imagem via entusiasta do vinho

Vinho tinto.

Houve muito hype sobre os benefícios do vinho tinto, porque ele contém um polifenol chamado resveratrol. O resveratrol é um antioxidante que protege contra danos à pele. No entanto, os benefícios podem ser negados pelos malefícios do álcool na pele, como desidratação e dilatação dos vasos sanguíneos, que podem queimar condições como a rosácea. No geral, eu recomendo que você desfrute de um copo ocasional de vinho tinto, se quiser, mas não beba para a pele. É melhor manter o chá verde, que é uma boa alternativa rica em polifenóis.

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Nozes e sementes.

Nozes e sementes podem ser boas fontes de vitamina E, que é entregue à pele no seu sebo e ajuda a proteger as membranas celulares e promover a cura. Nozes e sementes também podem conter os minerais, selênio, zinco e cobre, que protegem contra danos celulares e promovem uma estrutura saudável da pele.

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