Como a terapia me ajudou a me tornar a melhor versão de mim mesmo

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No âmbito de “coisas sobre as quais não falamos frequentemente” com nossos amigos, incluindo salários, sexo e religião – saúde mental e terapia é a que finalmente começo a ouvir mais pessoas discutindo confortavelmente, e estou aqui para isso . Quando morei em Los Angeles há mais de 10 anos, ter um terapeuta era tão comum quanto ter um lugar para comer sushi. “Para quem você vai?” era uma frase comum que eu ouvia depois de explicar qualquer tipo de problema pessoal que estava tendo. Parecia um acessório mais do que uma necessidade, então eu realmente não o comprei (embora sim, eu tenho um por alguns meses).

Avanço rápido de 10 anos e uma pandemia mais tarde, e eu estou ouvindo muitas pessoas falarem muito bem de seu terapeuta, que as ajuda a lidar e a ver muitas imagens compartilhadas nas mídias sociais com a frase: “Não há problema em não ficar bem. ” Gosto de normalizar sentimentos que não são do tipo feliz-sortudo, “sempre encontrando o lado positivo”. Embora se for você, tudo bem também. Eu sou atraído pela vulnerabilidade dos humanos em geral; um rápido inventário do meu grupo de amigos me lembra que quase todos se sentem à vontade em compartilhar sua verdade. E nos relacionamentos, se o cara com quem eu estou não pode ser vulnerável, não dura.

Os últimos três anos de terapia tornaram-me mais vulnerável aos meus sentimentos, e acho que atraíram muitas pessoas ao meu mundo. Também empurrou alguns que não foram capazes de aceitar minha nova maneira de pensar ou sentir.

Sempre que escrevo ou falo sobre terapia, recebo muitas perguntas, então pensei em responder algumas delas aqui na esperança de ajudá-lo na sua busca por um terapeuta, na sua curiosidade ou, se você é como eu, na sua pausa. em sua prática atual (mais sobre isso abaixo.)

Como você encontrou seu terapeuta?

Meu amigo me indicou o site Psychology Today e me incentivou a encontrar um com base nos assuntos que gostaria de abordar. Li as biografias, enviei e-mails e conversei com alguns até que parecesse certo, e isso aceitou meu seguro. Este é um processo. Você pode não clicar com cinco terapeutas antes de encontrar o caminho certo ou, se você é como eu, conversei apenas com alguns antes de encontrar a pessoa certa. Você está no controle e dirigindo o navio – se não sentir uma conexão, não a force. É realmente muito parecido com namoro, você precisa navegar pelo que parece certo.

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Como foi o primeiro compromisso?

Muito parecido com uma mistura de entrevista de emprego e primeiro encontro com muito choro. Você está se reunindo para sentir um ao outro. Você pode se sentir à vontade para compartilhar o que precisa e eles podem ajudá-lo? Você pode entrar no meio da convenção e eles percebem que alguém pode se encaixar melhor com base em seus antecedentes. Da mesma forma, você pode amar como eles fazem você se sentir ou sentir por dentro que eles não são os únicos. Esteja aberto ao que procura e precisa de ajuda para navegar, e eles farão o mesmo.

Com que frequência você vê seu terapeuta?

Estávamos em uma cadência de uma vez por semana por mais de 2 anos, porque eu precisava dela, e era acessível com meu co-pagamento de US $ 15. Quando mudei de emprego, meu seguro não cobria totalmente o custo, então mudamos para duas vezes por semana e funcionou. Eu pediria uma única vez, se precisasse, ou cancelaria se não tivesse nada para conversar.

Como você tem feito terapia durante a quarentena?

Desde que meu terapeuta se mudou do estado em 2019, estávamos fazendo teleterapia nos meses anteriores, então isso não era novidade. Eu prefiro me encontrar pessoalmente. Há um nível de intimidade, confiança e camaradagem que é criado na sala de terapia pessoalmente, difícil de estabelecer por meio de vídeo. Eu sugeriria iniciar a terapia pessoalmente, se você puder. Se não estiver, ainda é uma opção maravilhosa.

Como você sabe se está curado ou ainda precisa de terapia?

Essa é complicada porque é muito subjetiva e pessoal. Não sei se alguma vez estamos completamente curados, mas acho que a terapia nos fornece as ferramentas necessárias para navegar por nossos sentimentos ou gatilhos. Em maio, perguntei ao meu terapeuta a mesma pergunta. Por causa da quarentena, não senti muita coisa acontecendo no meu mundo para realmente discutir. Eu senti como se estivesse atendendo às nossas chamadas quinzenais quase tentando falar sobre coisas, então eu disse: “quando é apropriado fazer uma pausa?” Ela foi incrível e disse que, às vezes, flutuamos quando precisamos conversar com alguém. Algumas pessoas vão de 2 a 3 vezes por semana, outras uma vez por mês, dependendo do que precisam. Então, ela e eu estamos no momento necessário. Eu ainda não precisava dela, mas amo que ela esteja à distância, se eu precisar. Também posso compartilhar que as ferramentas que trabalhamos nos últimos três anos certamente foram exercidas no mês passado, portanto, foi um dinheiro bem gasto.

Quando você se sentiu confortável falando sobre terapia?

Quando percebi que era uma força, não uma fraqueza.

Treino meu corpo e compartilho com orgulho; minha mente merece o mesmo amor e atenção.

Dizer que você precisa de ajuda é uma coisa bonita, não podemos fazer a vida sozinhos.

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fonte da imagem: goop

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O que te surpreendeu com a terapia?

Que alguns dias eu saio com uma perspectiva completamente nova e mudada que pode realmente mudar a vida, e outras vezes é apenas refrescante tirar algo do meu peito e sair me sentindo mais leve, mesmo que não tenha sido “inovador. ” Não há duas sessões iguais e alguns dias não exigem um mergulho profundo na minha infância. Houve várias vezes em que pensei que não tinha muito o que falar – por exemplo – uma vez que pensei que estava apenas desabafando sobre minha indecisão (sobre a escolha de um restaurante), e foi o começo de tomar uma decisão. veja o quanto enfatizei “fazer a coisa perfeita”, que se tornou uma sessão inteira sobre o desmantelamento da perfeição.

Qual é o seu maior conselho quando se trata de terapia?

Tenho três dicas que realmente me ajudaram:

  • Primeiro, não agende grandes reuniões, apresentações, datas etc. nos dias de terapia. Às vezes, a terapia pode ser emocionalmente desgastante – nem sempre, é claro -, mas, na maioria das vezes, eu precisaria de um tempo para mim e dois ibuprofeno depois.
  • Segundo, não se segure nessa sala. Houve algumas vezes em que eu senti tanta vergonha e julgamento que parecia difícil expressar isso, mas eu tinha que lembrar que meu terapeuta está lá para me ajudar a trabalhar com essas coisas e prometi nunca me conter, o que realmente está atrapalhando a nossa vida. crescimento.
  • Por fim, anote o que aprendeu ou ouviu naquela sala que ressoou. Há muita coisa que eu gostaria de ter anotado no começo para olhar para trás, e é muito bom ver o crescimento, padrões, pivôs etc.

Você já fez terapia de casais?

Não, mas eu faria 100%. Não tenho um relacionamento há tempo suficiente para dar esse passo, mas adoro a ideia e espero que meu próximo parceiro também.

Você recomenda usar o terapeuta do seu amigo?

Se você se encontrar com esse terapeuta e achar que ele pode ajudá-lo, com certeza. No meu último trabalho, havia pelo menos oito pessoas que procuraram o mesmo terapeuta e eu especificamente não queria vê-la com base no viés que elas possam ter sobre quaisquer problemas no local de trabalho que eu queira discutir. Agora, se você estiver vendo esse terapeuta especificamente para falar sobre o amigo que também usa esse terapeuta, isso pode não acontecer. É melhor abordar isso em sua primeira reunião para ver se é um conflito de interesses.

O que você faz quando alguém usa terapia contra você?

Se você está se perguntando o que isso significa, são frases que parecem ou soam como: “Acho que seu terapeuta não ensinou (insira o jab)” ou “Seu terapeuta lhe deu essa linha?” e eu provavelmente responderia com: “Estou muito agradecido por meu terapeuta estar me ajudando a encontrar minha voz” ou simplesmente: “O que você está tentando realizar com essa frase?” Tenho certeza de que essa questão é muito mais profunda, mas é claro que haverá pessoas em sua vida que não gostam quando não conseguem controlar uma situação como costumavam.

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Você deve sempre usar o mesmo terapeuta?

Eu voltaria essa pergunta para você! Você acha que precisa de uma mudança? Por que é que? Você já conversou com seu terapeuta sobre como está se sentindo? Dizer às pessoas que nos ajudam que realmente não estamos conseguindo o que precisamos é difícil, certo? Então, gastar muito dinheiro e não ir embora é realizado. Seja aberto e honesto. Não posso enfatizar o suficiente o quanto isso é como um relacionamento e namoro. Eu tenho usado muito a terapia para praticar a comunicação do que eu preciso e isso se traduz em relacionamentos.

imagem via indisciplinado

A terapia salvou ou transformou você?

A terapia elevou minha vida e me deu ferramentas para lidar com uma infinidade de questões. Certamente repeti erros durante a terapia, mas meu tempo de resposta e como eu lido comigo ou com os outros é o que mudou e mudou mais.

Qual foi o seu conselho de terapia favorito?

Duas coisas realmente valem para mim.

Primeiro, muitas vezes direi declarações realmente ousadas como “nunca mais faço isso” ou “é o pior” ou “sempre penso em x, y, z” e meu terapeuta me lembra que isso não é verdade. Provavelmente farei a mesma coisa novamente porque sou humano. É o que eu faço sobre isso; como eu falo ou me trato, como abordo os próximos passos, etc. Ela me traz de volta à terra e me lembra de me sentar com os sentimentos, nomeá-los e depois seguir em frente de maneira saudável (o que geralmente é muita conversa amorosa e gentil).

Segundo, posso ser extremo ou viciante com tantas coisas como malhar, encontrar um novo hobby, trabalho etc. que possa me queimar rapidamente. Ela me deu a imagem de um pêndulo balançando para longe em uma direção, com toda a energia e momento que eu colocava nas coisas. Quando esse pêndulo cai, ele oscila muito na outra direção, para que toda essa energia e momento se percam, e eu possa ficar duro comigo mesmo ou estagnado. Ela recomendou sentar no fundo do pêndulo e nunca deixá-lo cair muito longe em nenhuma direção. Mais fácil de manter e energia para o que quer que seja razoavelmente consistente. Repito essa imagem semanalmente. Tem sido muito útil.

A terapia é para mim?

Eu realmente acredito que é para todos. Não importa quão grande ou pequeno você sinta que seu “problema” é, é extremamente útil diminuir o fardo de seus amigos e familiares por tudo e conversar com alguém neutro que possa lhe mostrar outra maneira de gerenciar seus sentimentos. Seu problema pode nunca desaparecer, mas você certamente pode obter as ferramentas para navegar com seus pensamentos e sentimentos com ajuda.

Eu acho que é muito especial quando alguém pode ser vulnerável e dizer: “Quero ser a melhor versão de mim mesmo e percebo que não posso fazer isso sozinho”.

Espero que isso seja útil para vocês, leitores. Não se esqueça de cuidar da sua mente e do seu coração.

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