A ciência por trás do Yoga e do seu cérebro

A ciência por trás do Yoga e do seu cérebro 1
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Como um ávido iogue, dizendo apenas o palavra “Yoga” me faz sentir em paz – pode parecer loucura, mas acho que tem algo a ver com a conexão cérebro-corpo que foi incorporada à minha prática.

A paz da ansiedade e do excesso de pensamento, e o alívio de lesões e dores antigas que encontrei em uma prática regular de ioga nos últimos 15 anos mudaram a maneira como me movo pelo mundo todos os dias.

Essas experiências não são de forma alguma únicas para mim: muitas pessoas descobriram o poder da prática de yoga (asana) e do trabalho de respiração (pranayama) curando – e a parte mais legal é que ela foi estudada e comprovada cientificamente várias vezes para ser poderosamente eficaz para seu cérebro e seu corpo. Por engano, essa prática antiga da mente, corpo e respiração é frequentemente considerada no mainstream como “uma forma de exercício”, ou talvez outro equívoco comum é que o yoga é “apenas alongamento”. No entanto, gaste 5 minutos conversando com qualquer iogue entusiasmado e certamente ficará sabendo sobre como a prática de ioga inclui exercícios e alongamentos, com certeza, mas também sobre a capacidade bem pesquisada de fazer mudanças positivas a longo prazo, não apenas o seu corpo – mas curiosamente – seu cérebro também. Vamos mergulhar na ciência por trás do porquê praticar regularmente ioga pode desencadear curas e mudanças positivas no cérebro humano.

O Óbvio: o Yoga faz maravilhas para o seu corpo.

Muitas pessoas ouvem a palavra iogue e imaginam uma pessoa hiper-flexível com o corpo em forma de pretzel; talvez um pé próximo à orelha, perna por cima do ombro e braço questionável em ângulo, envolto de uma maneira que parece ao mesmo tempo dolorosa e impossível. Embora sim, poses avançadas sejam admiradas por muitos iogues, você ficará feliz em saber que as poses de pretzel não são exclusivas de onde entra a suculenta bondade do yoga! Muitos dos benefícios do yoga, como o aumento básico da flexibilidade ou o relaxamento dos músculos e tecidos conjuntivos ao redor dos ossos e articulações, entram em jogo apenas pela participação na prática básica. Você não precisa ir à loucura para continuar! A prática de nível iniciante ao intermediário ajudará a aumentar a força, aumentar a flexibilidade e o equilíbrio – e foi comprovada a diminuição das taxas de artrite, dor crônica, túnel do carpo, dor nas costas e aumento do fluxo sanguíneo para o coração (entre muitas outras associações positivas). Mover suas articulações por toda a amplitude de movimento regularmente não apenas é ótimo, mas também ajuda a prevenir a degeneração e a rigidez.

Considere a ioga uma receita antienvelhecimento para músculos, ossos e articulações. Para mantê-los saudáveis, ajuda a mantê-los em movimento!

Esses efeitos físicos apenas roçam a superfície, porque este artigo é sobre seu cérebro e yoga – no entanto, na medicina holística, olhamos para o corpo como um todo. Quando todo o seu corpo está feliz – seu cérebro também está feliz! Menos dor no corpo se traduz em menos diagnósticos de saúde mental, distúrbios da dor de cabeça e um estado geral mais calmo de bem-estar. Porque vamos enfrentá-lo – ninguém quer se sentir estridente.

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Os menos óbvios: o yoga tem um impacto positivo na saúde do cérebro.

Os estudos de pesquisa mais recentes sobre ioga e suas conexões com a saúde do cérebro revelaram as mudanças positivas a longo prazo que ocorrem em seu cérebro com a prática regular, conforme observado pela ressonância magnética e pelo monitoramento próximo da atividade cerebral. Um dos destaques desta pesquisa é o efeito que o yoga tem no aumento da densidade de massa cinzenta. Que legal! Eu sei, eu sei … isso realmente não soa tão emocionante até você entender o que isso significa. A matéria cinzenta, que ocupa cerca de 40% do seu cérebro, consiste nas células (ou neurônios) do seu cérebro e, na verdade, é rosa, não cinza (ignore esse detalhe confuso). Essa matéria cinza (rosa) em seu cérebro é responsável por muitas funções de alto nível, como memória, autoconsciência, aprendizado, controle de seus cinco sentidos e controle muscular.

A razão pela qual nos preocupamos com o aumento da massa cinzenta é que, essencialmente, quanto mais massa cinzenta você tem em certas partes do seu cérebro – melhor essas áreas se saem.

Além disso, se você não soubesse – cada parte do seu cérebro é responsável por diferentes ações, reações e processos. Então, vamos trazê-lo de volta para casa … aumentando a massa cinzenta = melhor função cerebral nessa área específica, onde quer que você obtenha mais massa cinzenta – melhor essa parte do cérebro funciona. O que aprendemos é que o yoga aumentou a densidade de massa cinzenta no hipocampo e no córtex pré-frontal. Quando essas áreas do seu cérebro apresentam melhor desempenho, você tem melhor:

  • Controle emocional e de impulso
  • Foco e concentração
  • Tomando uma decisão
  • Autocontrole
  • Melhor avaliação de recompensas e consequências

Doce! Todos os benefícios mentais importantes e benéficos enquanto desfrutando também de uma boa prática física – é aqui que faço uma piada sobre crescimento literal e figurativo. Comece a crescer seu cérebro cinza / rosa importa meus amigos.

Yoga diminui sentimentos de estresse e ansiedade

Ansiedade: Se você tem ansiedade, sabe – a parte complicada é que você passa muito tempo se preocupando com coisas que não pode controlar. É uma sensação terrível e é 100% improdutiva! Você não pode mudar o que não pode controlar, certo? Um pilar do yoga que você pode tirar do tapete para a vida cotidiana para combater a ansiedade em grande parte está presente. Não, isso não é apenas uma coisa que os hippies dizem. Isso é realmente especialmente útil para indivíduos com ansiedade.

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Quanto mais presente ou “no momento” você estiver, menos tempo terá para se preocupar com coisas que não pode controlar.

Não é tão simples quanto dizer a si mesmo para “permanecer presente” – apesar do que muitas pessoas acreditam – na verdade não funciona somente assim quando se trata do seu cérebro. Na ioga, você está realmente treinando seu cérebro para melhorar a “onda” quando as coisas são difíceis ou estressantes (ou seja, durante situações que normalmente o deixariam muito ansioso, você apenas flutua em vez de virar e afundar) Imagine isto: Quando você você precisa respirar através dessa pose difícil na sua aula de ioga para passar sem cair – e você aprende a realmente respirar com essa pose difícil – prática após prática – semana após semana – você começa a ativar e fortalecer a parte de sua cérebro que substitui a ansiedade ou incapacidade de lidar – com o pensamento racional. Você fortalece os caminhos neurais que seu cérebro precisa para impedir que seu barco se agite no oceano louco da vida e fica mais fácil navegando. Navegue em amigo! O fato de a ioga treinar seu cérebro é bastante surpreendente.

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Estresse: Uma das coisas mais legais sobre os benefícios do yoga e do cérebro é que não há apenas um, é tão multifatorial. Vamos falar sobre o elo entre o yoga e como ele destrói o estresse. Todos sabemos por conhecimento – este mundo está cheio de estímulos demais e níveis mais altos de estresse do que nós, como seres humanos, talvez já fomos projetados para lidar! Também sabemos que os efeitos colaterais de longo prazo do estresse indomado são feios (pense em inflamação, digestão, dor de cabeça, tensão muscular e muito mais! Eep!) Com todo esse conhecimento – encontrar uma prática regular comprovada para reduzir o estresse nunca é uma má idéia. Este artigo da Harvard Health discute como o relaxamento percebido (que ahhhh você sente durante o yoga), por sua vez, causa relaxamento fisiológico (ou resposta do corpo), reduzindo assim sua frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória.

Com o tempo, continuando a diminuir sua freqüência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória – assim como o relaxamento – você começa a colher os benefícios e combater os 90 mil toques, notificações, choro de bebê e micro-estressores que encontramos todos os dias.

Encontrar o tempo vale a pena!

Ioga. Faz você ficar calmo e feliz e diminui a depressão

A combinação de trabalho respiratório, posturas e movimento no yoga – que estimula o que é freqüentemente chamado de “conexão mente-corpo” – é como uma pílula feliz para o seu cérebro toda vez que você os executa juntos.

Essa incrível combinação calma inibe uma parte do cérebro conhecida como hipotálamo, que age de maneira exagerada. Essa inibição otimiza a resposta do seu corpo a estímulos estressantes. Além disso, as áreas do cérebro responsáveis ​​pelo medo, agressão e raiva são todas inibidas (umm sempre é bom, não?) Enquanto o centro de prazer e outras áreas do cérebro são responsáveis ​​pela felicidade (pense em grandes liberações dos hormônios dopamina) , ocitocina, serotonina e endorfinas yassss!) ficam ativadas. Novamente, essas respostas levam à redução da freqüência cardíaca, pressão arterial e freqüência respiratória – proporcionando ao coração e ao corpo um bom descanso do trabalho que realiza o dia todo. A infusão dos hormônios positivos, como mencionado acima, são os mesmos “hormônios felizes” que podem ajudar a combater a depressão.

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Se você está procurando uma alternativa natural ao prozac, zoloft ou outros medicamentos antidepressivos do tipo ISRS – o yoga é um ótimo lugar para começar. Psst – nunca abandone os remédios para a saúde mental sem a orientação do médico ou profissional de psiquiatria – não é algo para brincar sozinho. Dito isso, é mais do que razoável falar com seu provedor e ver o que eles acham de testar yoga e atenção diária ou multi-semanal, se você já estiver usando um antidepressivo OU uma ótima ferramenta para usar se você ainda não estiver usando remédios, mas sinto que você pode precisar de ajuda para recuperar seu ritmo.

Como iniciar sua própria prática

Crie um hábito: para iniciantes e iogues experientes, a fim de colher benefícios regulares na conexão corpo-mente oferecida no yoga, é importante integrar uma prática regular. Pegue seu tapete e pense em mexer algum tempo pelo menos uma vez por semana para começar. Se você está se sentindo ótimo e amando a prática, provavelmente honestamente encontrará mais tempo à medida que avança! Leva tempo para criar um hábito, portanto, não desista e certifique-se de prestar contas (ou seja, continue aparecendo) porque seu corpo e cérebro agradecerão – não apenas agora – mas para sempre!

Verificação de saída:

  1. O YouTube tem professores de ioga incríveis, com acesso a aulas gratuitas, geralmente com a opção de doar.
  2. Doação baseada yoga! Um conceito tão bom – doe o que você pode pagar – é uma ótima maneira de mergulhar e ver como você se sai sem ficar preso em uma associação! Meu estúdio favorito de doações é o Black Swan Yoga.
  3. Aplicativos pagos como Yoga Flow e Down Dog também são INCRÍVEIS! Eles permitem que você escolha seus professores favoritos no aplicativo, personalize os programas de acordo com a área, comprimento, estilo, etc. Você também pode criar programas com lembretes para seguir a programação de exercícios.
  4. Quando o coronavírus acabar, vá apoiar o estúdio local. Provavelmente, eles poderiam usar o suporte agora e para mim – nada supera o poder e a energia de uma aula presencial movendo-se no tempo, juntamente com os ajustes dos professores – até o cheiro de outros alunos suados. Você pode dizer que estou realmente sentindo falta do meu estúdio agora?

Boa sorte! Não tenha medo de entrar em algo novo se você nunca experimentou ioga antes. E se você é um profissional antigo ou mesmo um regular, pense em respirar e regularizar a próxima aula … agora você sabe o que está acontecendo sob todos esses chaturangas. Namaste, sim!

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