4 coisas que você nunca soube podem fazer você se sentir inchado

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Algumas semanas atrás, nos sentamos com Danielle Capalino, MSPH, RD Dietition Registrada e Nutricionista para conversar sobre IBS e dor de estômago crônica. Ela dedicou sua carreira a estudar o relacionamento entre o cérebro e o intestino e adora nada mais do que ajudar pessoas que sofrem de problemas digestivos a recuperar seus corpos (e suas vidas sociais). Ela também é a autora do novo livro, Intestino saudável, estômago liso.

Estamos bastante impressionados com o conhecimento de Danielle (ela estudou Cérebro e Ciência Cognitiva do MIT), então estávamos empolgados em conversar com ela novamente sobre outra questão com a qual todos lidamos de tempos em tempos: inchaço. Com nossas cinturas um pouco mais apertadas após as férias, esse tópico parece especialmente oportuno.

Acontece que existem algumas coisas sorrateiras que podem realmente contribuir para o inchaço, e você pode se surpreender com o que elas são.

Leia as dicas de Danielle para combater o inchaço naturalmente e 4 coisas que você pode parar de fazer para obter alívio agora.

Na sua experiência, quão comuns são os problemas de inchaço nas mulheres?

Muito comum! Fico surpreso que, quando digo às pessoas o que faço, elas quase sempre se abrem e compartilham suas histórias de sofrimento por inchaço. Parte dela é hormonal, portanto não é confortável, mas é “normal” – e às vezes é realmente um problema crônico desconfortável e embaraçoso.

Então, o que exatamente está inchando? O que está acontecendo no seu corpo quando está acontecendo? É tudo sobre a retenção de água?

Quando o inchaço é hormonal, pode ser sobre a retenção de água. Freqüentemente, com sensibilidades alimentares, inchaço e distensão são os resultados do excesso de gás. Quando ingerimos alimentos que são difíceis para o organismo quebrar, as bactérias que vivem no intestino vão para a cidade “comendo” esses alimentos não digeridos e produzindo gás que fica no intestino. Eu sei, é muito estranho pensar em como isso realmente funciona!

imagem por Capaz

Fomos treinados para esperar uma certa quantidade de inchaço pré-menstrual como parte natural da feminilidade. O inchaço é mais induzido pelos hormônios? Ou existem outros gatilhos para inchaço também?

Inchaço que flutua com o seu ciclo menstrual é geralmente devido a alterações hormonais normais ao longo do seu ciclo. Se você estiver inchado ou distendido durante todo o mês, provavelmente há outro motivo. Um dos principais motivos pelos quais vejo inchaço (embora você deva conversar com seu médico para descartar outras causas) é devido a sensibilidades alimentares.

imagem por Kristen Kilpatrick

Então, o combate ao inchaço é principalmente sobre prevenção? Ou existem coisas que você pode fazer para aliviá-lo quando já estiver acontecendo?

A prevenção é uma grande parte da solução, porque se você puder identificar alimentos específicos que estão provocando seu inchaço, poderá evitá-los. No entanto, isso nem sempre é possível. Se você se sentir inchado, ajuda a entender o que está causando isso. Você pode se sentir melhor movendo o trato digestivo, o que pode ser feito simplesmente dando uma volta no quarteirão depois de comer ou certificando-se de que não se deite depois de comer. O excesso de gás na parte superior do sistema digestivo pode ser aliviado com medicamentos sem receita, como simeticona. Você também pode se sentir confortado por uma caneca quente de chá de erva-doce.

Você mencionou que há algumas coisas sorrateiras que podem fazer as pessoas se sentirem inchadas. Quais são algumas das coisas que devemos observar?

imagem por Kristen Kilpatrick

1. Beber água gaseificada.

Existem alguns benefícios para a água gaseificada, como manter-se hidratado sem todo o açúcar extra e sucata de refrigerante. Mas para muitos de nós a carbonatação pode causar inchaço grave. Pense nisso, você está engolindo pequenas bolhas!

imagem por vero moda

2. Goma de mascar.

Mais uma vez, quando você masca chiclete, está ingerindo excesso de ar, o que pode causar inchaço. O chiclete pode ajudar a respirar ou até impedir que você coma quando não está com fome – mas também pode ser uma razão oculta do seu inchaço.

imagem por Kristen Kilpatrick

3. Não exercitar o suficiente.

Nossos corpos são construídos para se mover, assim como nossos sistemas digestivos. Parte de garantir que nosso intestino funcione efetivamente é garantir que movemos nossos corpos.

imagem por sakara

4. Sendo desidratado.

A água potável é fundamental para fazer o nosso sistema digestivo fluir sem problemas. Quando nossos sistemas estão em movimento, é uma maneira fácil e natural de combater o inchaço. Apontar para 8 copos de água por dia!

Você pode aprender mais sobre Danielle no site dela aqui e não se esqueça de conferir os livros dela sobre todas as coisas sobre intestino saudável, nutrição e bem-estar!

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